São muito os problemas que a falta de registro pode trazer, aqui listo os mais comuns:
1. NÃO CONSEGUIR VENDÊ-LO POR FINANCIAMENTO BANCÁRIO NEM USANDO FGTS
Vender um imóvel sempre envolve muito dinheiro e fazer financiamento bancário ou usar o FGTS sempre são bons caminhos para fechar negócio, mas isto fica impossível se o imóvel não está com a documentação correta.
E não é fácil um comprador que tenha todo o dinheiro em mãos e esteja disposto a comprá-lo com um “contrato de gaveta” …
2. SOFRER UMA PENHORA POR DÍVIDAS DO ANTIGO DONO
Se a compra que você fez não foi registrada, para todos os efeitos legais, o imóvel ainda está em nome do antigo proprietário, então, se ele tiver dívidas ou sofra processos em que seja condenado, podem acontecer penhoras sobre seu imóvel.
Claro que é possível resolver a situação, mas ela não é definitiva e pode acontecer novamente, por outras dívidas ou processos. E toda vez você deverá “correr atrás” para se livrar disso, perdendo dinheiro e tempo.
3. DESVALORIZAR SEU PATRIMÔNIO
Você pagaria o mesmo preço em duas casas iguais, sendo que uma tem toda documentação certinha e outra não? A resposta é não…
Pois bem, a falta de documentação regular de sua casa pode afastar o comprador por vários motivos e, se mesmo assim ele topar comprar, certamente o valor não será o que você pediu, pois ele gastará tempo e dinheiro para ajeitar as coisas, logo, o negócio deverá sair por um valor abaixo daquele que você esperava.
4. NÃO PODER USÁ-LO COMO GARANTIA PARA OBTER EMPRÉSTIMO/CRÉDITO
Pensando em pegar um empréstimo para começar um novo negócio ou pagar aquelas dívidas que o atrapalham? Você poderia usar seu imóvel como garantia de um empréstimo para resolver algumas questões financeiras.
Mas nenhum banco ou financeira aceitará um “contrato de gaveta” como garantia.
5. DIFICULDADES NA HORA DE FAZER UM DIVÓRCIO OU INVENTÁRIO
Um divórcio nunca é tranquilo, do mesmo jeito que a morte de um familiar também não é.
Mas a vida segue e o patrimônio deve ser dividido, o que também, em muitos casos, é bem trabalhoso e difícil.
E essa dificuldade e demora podem aumentar e muito se o imóvel envolvido da divisão não possui o registro correto em nome de seus donos.
Com isso, certamente, muito tempo e dinheiro será perdido.
Está enfrentando algum destes problemas ou consegue se imaginar passando por eles?
Caso tenha um problema como estes, busque se informar com um advogado com experiência no tema e busque evitar ou solucionar seu problema.